Notícias

Home / Notícias

Qualifica – Mandato de Excelência é apresentado em Encontro de Vereadores

Foi lançado nesta quarta-feira (15), na ALESC, o portal do projeto Qualifica – Mandato de Excelência, junto com o livro de mesmo nome, de autoria do presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu. Os lançamentos aconteceram durante o Encontro Estadual de Vereadores 2017, que contou também com as palestras do reitor da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Marcus Tomasi, do presidente do TRE-SC e apresentação do site do projeto pelo pró-reitor de planejamento da UDESC, Leonardo Secchi. O reitor da UDESC ressaltou a importância do papel da Universidade não só na formação de profissionais, mas também em outras ações, como na participação do Projeto Qualifica, ajudando a melhorar a vida de todos os cidadãos. "A parceria entre a Udesc e o TRE-SC, além de outros órgãos, que resultou no Qualifica, é importantíssima.…
Leia Mais

Discussão do modelo federativo pauta painel inicial do XV Congresso Catarinense de Municípios

A desconfiguração do sistema federativo; as partilhas constitucionais e os conflitos com os programas e transferências voluntárias e as políticas de desoneração fiscal da União e dos Estados e o reflexo na autonomia fiscal dos municípios pautaram o painel inicial do maior evento municipalista de Santa Catarina. A discussão do modelo federativo foi o primeiro debate do XV Congresso Catarinense de Municípios, aberto nesta terça-feira, 14, em Joinville. O evento é promovido pela Federação Catarinense de Municípios – FECAM, em parceria com as 21 Associações de Municípios do estado. Entre os palestrantes, uma concordância: da forma que é atualmente o modelo federativo não pode continuar. O professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Marco Antônio Carvalho Teixeira, apresentou um histórico do federalismo brasileiro e os problemas do atual formato, principalmente no…
Leia Mais

TRE e UDESC lançam projeto de qualificação de gestão inédito no Brasil

Na próxima quarta-feira (15), será lançado o Portal do projeto “Qualifica - Mandato de Excelência”, na Assembleia Legislativa, às 11h, quando acontece também o lançamento do livro de mesmo nome, de autoria do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu. O projeto Qualifica, inédito no Brasil, visa aprimorar a gestão municipal, prevenir as irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração, favorecendo a reflexão e o debate sobre ética pública, transparência, eficiência e responsabilidade dos gestores e legisladores municipais. O lançamento ocorre durante o Encontro Estadual de Vereadores 2017. O projeto busca incluir não só prefeitos e vereadores, mas também secretários, assessores e servidores municipais, por meio de ações que qualifiquem os agentes públicos. O programa apresenta três eixos: Qualificação, Boas Práticas e Excelência.…
Leia Mais

Inscrições para residência em gestão pública terminam na quinta

Termina na quinta-feira, 2 de março, o prazo para inscrições no processo seletivo para preenchimento de cargos comissionados em prefeituras no Programa de Residência em Gestão Municipal - PRGM, voltado para egressos de cursos superiores de Administração e do campo de públicas (Administração Pública, Políticas Públicas, Gestão Pública, Gestão Social, Gestão de Políticas Públicas e Ciências do Estado). O Programa de Residência está sendo gerido pela Fundação Escola de Governo ENA e integra o 3º eixo “Excelência na Gestão Pública” do Projeto Qualifica – Mandato de Excelência, que tem como objetivo qualificar a administração pública municipal por meio de uma equipe de residentes-especialistas, auxiliando na transformação de municípios. São 10 as prefeituras participantes da 1ª EDIÇÃO do PRGM: Blumenau, Rio do Sul, Palhoça, Camboriú, Mirim Doce, Laguna, Nova Trento, Gaspar,…
Leia Mais

Programa de gestão municipal já tem adesão de 13 municípios em SC

Nesta quinta-feira (2), o prefeito de Gaspar, Kleber Edson Wan-Dall, assinou o termo de adesão ao Programa de Residência e Gestão Municipal, que faz parte do 3° eixo “Excelência na Gestão Pública” do Projeto Qualifica – Mandato de Excelência. O objetivo é qualificar a administração pública municipal por meio da alocação de uma equipe de especialistas, que auxiliará o prefeito na transformação do município. Segundo o prefeito, a proposta vem ao encontro do que o munícipio precisa. “Essa é uma forma de tornar o serviço público em Gaspar mais eficiente e ágil. Através dessa parceria, vamos promover mecanismos para o desenvolvimento econômico da nossa cidade, bem como estruturar a governança interna. ” O projeto Qualifica visa aprimorar a gestão municipal, prevenir as irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada…
Leia Mais

Justiça Eleitoral participa do Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos

Nesta terça-feira (13), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Cesar Ruiz Abreu, participou do Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos (SEMAP), em São José. Na oportunidade, o presidente falou sobre o “Projeto Qualifica – Gestão de Excelência”, de iniciativa do TRE-SC e desenvolvido em parceria com diversas instituições. “Em linhas gerais, o que está no nosso ideário é somar energias, despertar o debate, conciliar as forças vivas da sociedade, unindo-as no objetivo comum de resgate da credibilidade da classe política e do conceito de bem público, como bem de todos, fora do patrimonialismo, do clientelismo e do coronelismo que tem marcado historicamente as administrações públicas, em todos os níveis de governo”, destacou Cesar Abreu. A assistente de Assuntos Acadêmicos e Pedagógicos da Escola Judiciária Eleitoral,…
Leia Mais

TRE-SC apresenta Qualifica em Congresso Estadual de Vereadores

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina participará do Congresso Estadual de Vereadores de 2016, apresentando o Programa Qualifica – Mandato de Excelência, cujo objetivo é aprimorar a gestão municipal, prevenir as irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração. O Congresso Estadual de Vereadores de 2016, promovido pela União dos Vereadores de Santa Catarina (UVESC), acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de dezembro, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, em Florianópolis. Na segunda-feira (12), o presidente do TRE-SC, desembargador Cesar Ruiz Abreu, participará da solenidade de abertura. Já na terça-feira (13), o diretor-geral do TRE-SC, Sérgio Manoel Martins, apresentará o Projeto Qualifica, visando favorecer a reflexão e o debate sobre ética pública, transparência, eficiência e responsabilidade dos gestores e legisladores…
Leia Mais

Projeto Qualifica é lançado regionalmente

Nesta quarta-feira (23), ocorreu o lançamento do Projeto Qualifica – Mandato de Excelência, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, em Florianópolis. O projeto  visa aprimorar a gestão municipal, prevenir as irregularidades e desenvolver uma visão ampla e integrada da administração, favorecendo a reflexão e o debate sobre ética pública, transparência, eficiência e responsabilidade dos gestores e legisladores municipais. https://youtu.be/C2cZRQkTMOY O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, desembargador Cesar Augusto Mimoso Ruiz Abreu, destacou a importância do acompanhamento dos mandatos dos agentes públicos eleitos pela instituição. “O TRE-SC se sentiu na obrigação de não abandonar a classe política depois de eleita e de dar sua contribuição. Com a conjugação de esforços, estamos somando as diversas entidades no sentido de buscar uma gestão de excelência no…
Leia Mais