“Mulheres na política. Elas podem. O Brasil precisa” foi tema no Seminário Municipal em Pinhalzinho, 05/07/2018

Home / Notícias / “Mulheres na política. Elas podem. O Brasil precisa” foi tema no Seminário Municipal em Pinhalzinho, 05/07/2018

A Câmara de Vereadores de Pinhalzinho recepcionou no dia 04 de julho, o Seminário Municipal de agentes públicos e políticos (SEMAPP) “Mulheres na política. Elas podem. O Brasil precisa”.  O evento contou com a participação de inúmeras autoridades femininas da comunidade Pinhalense.

As servidoras eleitorais, Greyce Mariana Laske Mahl e Daniela Bergami Rosa participaram do evento apresentando o Painel 1: Legislação e a Mulher na Política, debatendo sobre as ações afirmativas criadas no sentido de fomentar a inserção das mulheres na política, como meio de corrigir as distorções históricas, bem como demonstraram, por meio de dados estatísticos, como a participação da mulher ainda fica estritamente limitada ao mínimo legal.

Na sequência, o evento contou com a participação especial da Desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Rosani Portella Wolff e da analista judiciária e professora integrante da Secretaria de Gestão Ambiental do TJSC, Dra. Elizete Lanzoni Alves, as quais trouxeram ao debate os obstáculos da participação da Mulher na Política.

O evento ainda contou com a participação da Prefeita de São Cristóvão do  Sul, Sisi Blind, da Prefeita de Santa Terezinha, Valquíria Schwarz e das vereadoras de Pinhalzinho, Silvana Maria Battisti Bugnotto, Fabiana Paula Merigo e Carla Rosivone Dreyer Eckert, que deixaram seus depoimentos acerca de suas atuações no Poder Executivo e Legislativo respectivamente, como exemplos de mulheres ativas na política.

Encerrando os trabalhos, a Desembargadora Rosani Portella Wolff (TJSC) enfatizou acerca da necessidade de reconquista dos direitos políticos femininos e encorajamento da mulher, chamando atenção para uma das principais líderes na luta pelos direitos das mulheres no Brasil, precursora do voto feminino, Bertha Lutz, citando uma de suas frases: “nunca haverá paz no mundo enquanto as mulheres não ajudarem a cria-la”.

Fonte: http://www.tre-sc.jus.br/site/institucional/escola-judiciaria-eleitoral/noticia/2018/07/a-campanha-mulheres-na-politica-elas-podem-o-brasil-precisa-foi-apresentada-no-seminario-municip/index.html