“Legislativo em ação” atrai participantes de toda a região à Câmara, 01/09/2017

Home / Notícias / “Legislativo em ação” atrai participantes de toda a região à Câmara, 01/09/2017

Vereadores, assessores parlamentares, estudantes e interessados das mais diversas áreas participaram dos cursos de formação política e profissional promovidos pela Escola do Legislativo “Deputado Lício Mauro da Silveira”, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, nesta quinta-feira (31), no plenário da Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

A abertura do “Legislativo em ação” foi feita pelo presidente da Casa, Roberto Souza Junior, e pelo gestor do núcleo de formação de agentes públicos e políticos da Escola do Legislativo da Alesc, Paulo Wilpert. O objetivo da iniciativa é promover a atualização política, gerencial e técnica dos vereadores e servidores das Câmaras Municipais, através de cursos com temas atuais e inerentes à atividade parlamentar.

No período da manhã, aconteceu o curso de formação profissional sobre oratória, ministrado pela jornalista Juliana Germann, e durante a tarde, o professor José Roberto Paludo abordou o planejamento de mandato, no curso de formação política. Na plateia, estiveram participantes de Balneário Camboriú, Itajaí, Camboriú, Bombinhas, Penha, Porto Belo, Nova Trento e Joinville.

A participação e receptividade do público, bem como o número de participantes e a representatividade dos municípios no evento de Balneário Camboriú foram destacados pelos dois palestrantes, que já atuaram no “Legislativo em ação” em outras cidades catarinenses.

Sobre o tema que abordou no curso, Juliana Germann ressalta que “não tem como falarmos de política sem falarmos de comunicação, já que todas as atividades ligadas à política passam por uma comunicação eficaz. Como eu costumo dizer, não é uma opção você melhorar a sua oratória, é uma obrigação, principalmente para quem escolhe esse segmento para atuar que é a política, em que as pessoas têm que estar muito bem preparadas para serem entendidas em diversas situações e por diferentes públicos”.

José Roberto Paludo reforça que o planejamento de mandato é uma ferramenta básica para vereadores e assessores, mas que muitas vezes acaba não sendo utilizada. “Outra coisa é como se faz o planejamento, porque muitas vezes se faz um planejamento apenas operacional, e o meu foco é trabalhar o planejamento estratégico, de onde cada vereador quer chegar ao final do mandato. Também tem que se ter a preocupação de fazer o planejamento e dar continuidade, executar depois. Então acho que esta é uma ferramenta muito importante para que o processo político tenha resultado”, diz.

Os próximos cursos do “Legislativo em ação” na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú acontecem no dia 27 de setembro, com o tema técnica e processo legislativo, ministrados por Mabel Santos da Silva.

 

Fonte: http://www.balneariocamboriu.sc.leg.br/noticias-camara/legislativo-em-acao-atrai-participantes-de-toda-a-regiao-a-camara/