SEMAPP em Joinville debate fiscalização de políticas públicas

[caption id="attachment_400" align="aligncenter" width="640"] Foto: Nilson Bastian[/caption] O programa Qualifica - Mandato de Excelência e a Câmara de Vereadores de Joinville realizaram, na noite de quinta-feira (10), em parceria com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos (Semapp). O evento debateu a importância das ferramentas que a sociedade tem para fiscalizar as políticas públicas, entre elas os conselhos de políticas públicas. Entre as entidades e órgãos que participaram do seminário estavam o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Joinville (Compir), o Conselho Municipal de Saúde, o Procon, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, o Conselho de Cidade, o Observatório Social de Joinville e o Conselho Municipal de Saúde. A primeira palestra do evento foi ministrada por André Pinheiro de Oliveira,…
Leia Mais

Mulheres na política é tema de seminário na Câmara de Blumenau

A Câmara de Vereadores de Blumenau sediou, na noite desta quarta-feira (9), o Seminário Municipal de agentes públicos e políticos (SEMAPP) “Mulheres na Política: Elas podem, o país precisa”. O evento foi realizado pela Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em parceria com a Escola do Legislativo Fritz Müller do Poder Legislativo municipal e com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), por meio da Escola Judiciária Eleitoral de Santa Catarina (EJESC). O objetivo do seminário foi disseminar o conhecimento sobre a participação efetiva da mulher na política, democratizando a informação e fortalecendo a relação da mulher com a sociedade. Compuseram a mesa dos trabalhos o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Almir Vieira (PP); o gestor do Núcleo de Formação…
Leia Mais

Jaraguá do Sul e região recebem mais um SEMAPP

  [caption id="attachment_382" align="aligncenter" width="640"] Foto: Gerência de Comunicação CMJS/Divulgação[/caption]   Pela segunda vez o Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos chega à região do Vale do Itapocu. Com o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos agentes públicos da região, o evento foi sediado na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul. Com a temática Excelência na Gestão Pública - Uma conquista possível, os servidores acompanharam quatro palestras: Comunicação e Mídias Sociais; Inovação na Gestão de Serviços Públicos; Terceirização de Mão de Obra no Serviço Público e Princípios de Governança e Qualidade do Gasto Público Associados à Redução de Vulnerabilidade. O Seminário foi promovido pelo programa Qualifica - Mandato de Excelência, em uma parceria entre a Escola do Legislativo de Santa Catarina Lício Mauro da Silveira e a Associação dos Vereadores do Vale de Itapocu. Ao todo, 52…
Leia Mais

Grupo gestor do Qualifica se reúne para discutir os próximos passos do projeto

A reunião desta terça-feira, que contou com representantes dos órgãos que apoiam e gerenciam o Programa Qualifica, teve como pauta as ações seguintes a serem tomadas pelo projeto. Ficou decidido que os SEMAPP (Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos) continuarão acontecendo. As Câmaras Municipais de Santa Catarina seguirão recebendo palestras e debates sobre assuntos relacionados a gestão pública. Além dos seminários, o grupo gestor definiu os últimos detalhes para a realização da segunda etapa do Programa de Residência em Gestão Municipal. Foi definida uma data para organização de uma sessão que tratará sobre o assunto no dia 10 de julho. Ao todo, nove prefeituras são atendidas pelo PRGM: Palhoça, Mirim Doce, Camboriú, Blumenau, Rio do Sul, Gaspar, Nova Trento, Rio Negrinho e Maçaranduba. A iniciativa tem como primeiro objetivo qualificar…
Leia Mais

Reunião Programa Qualifica com Reitor da Udesc.

Na última semana, parceiros do Programa Qualifica se reuniram com o reitor da Udesc Marcus Tomasi, com o intuito de ratificar o apoio da Udesc ao programa qualifica. Dentre os Parceiros do Programa presentes na reunião estão: Leonardo Secchi - Professor Udesc Osvaldo Faria de Oliveira - Icon TCE-SC Claudia Regina Castellano Losso  - Fundação Ena Paulo Wilpert - Escola do Legislativo
Leia Mais

Palestra sobre condutas vedadas no período eleitoral atrai servidores e comunidade em Itajaí, 15/03/2018

A Câmara de Vereadores de Itajaí recebeu na noite de 15 de março  a Palestra “Condutas Vedadas aos Servidores Públicos em Período Eleitoral”, ministrada pelo advogado Gustavo Henrique Serpa. O evento faz parte do Seminário Municipal de Agentes Públicos e Políticos (Semapp), realizado na Câmara entre os dias 12 e 16 de março, em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). A palestra foi aberta ao público e contou com a participação principalmente de servidores do Legislativo Municipal. Na ocasião, os participantes puderam tirar dúvidas sobre o que pode e o que não pode ser feito durante o período eleitoral. Com a proximidade das eleições, o advogado Gustavo Henrique Serpa lembrou a necessidade de se estudar o…
Leia Mais

Vereadores e servidores participam de curso de formação em Florianópolis, 30/11/2017

Durante essa semana, vereadores e servidores das 11 Câmaras que integram a Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) participam de um curso de formação, em Florianópolis.  O evento “Legislativo em Ação: Cursos de Formação Política e Profissional” iniciou na terça-feira (28) e segue até amanhã, quinta-feira (30).  As atividades estão sendo realizadas pela Assembleia Legislativa, por intermédio da Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira, e acontecem no auditório do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina.  Na programação estão palestras sobre a atuação do TCE e das Câmaras no controle externo dos municípios, curso de oratória, mídia training e processo Legislativo. Os participantes realizaram ainda visitas aos gabinetes dos deputados e participaram da sessão parlamentar.  Conforme o secretário executivo da Acanor, Éderson Hermann, é…
Leia Mais

Vereadores participam do “Legislativo em Ação” em Timbó, 06/10/2017

Os vereadores, Dionísio Luis Bertoldi (PT), Mariluci Deschamps Rosa (PT), Rui Carlos Deschamps (PT) e Roberto Procópio de Souza (PDT), participaram nos dias 5 e 6 de outubro de dois cursos do programa “Legislativo em Ação”, da Escola do Legislativo “Deputado Lício Mauro da Silveira”, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC). O evento foi realizado na Câmara Municipal de Timbó e contou com a participação de vereadores e assessores de várias cidades do estado. O treinamento foi direcionado aos vereadores, assessores e interessados em geral, que assistiram aos cursos de Planejamento e Orçamento Público e Processo Legislativo. O objetivo do “Legislativo em Ação” é promover a atualização política, gerencial e técnica dos vereadores e servidores das Câmaras Municipais, através de temas atuais e inerentes à atividade parlamentar. Os cursos…
Leia Mais

Udesc é homenageada no Fórum Estadual de Administração, em Florianópolis, 13/09/2017

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foi homenageada na noite desta terça-feira, 12, durante o Fórum Estadual de Administração, realizado pelo Conselho Regional de Administração (CRA-SC), no Teatro Governador Pedro Ivo, em Florianópolis. A premiação foi destinada ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), por ser a instituição de ensino superior (IES) da Grande Florianópolis com maior quantidade de profissionais registrados ao longo dos 35 anos de história do conselho. O professor Leonardo Secchi, pró-reitor de Planejamento da Udesc, representou a universidade no encontro, que teve a participação de docentes da Udesc Esag, incluindo o diretor-geral do centro de ensino, Arnaldo José de Lima, e a professora Isabela Fornari Muller, vice-presidente do CRA-SC. Esforço conjunto “Essa premiação é resultado do empenho de muitos docentes que atuaram na…
Leia Mais

Câmara de vereadores promove curso em Itapiranga, 14/09/2017

A Câmara de Vereadores de Itapiranga promoveu curso para vereadores na quarta-feira e hoje. A formação faz parte do Projeto Legislativo em Ação e teve como foco no debate sobre o papel do vereador e oratória. Segundo o Gestor do Núcleo de Formação Política da Escola do Legislativo Catarinense, Paulo Wilpert, a missão é oferecer cursos descentralizados em todas as regiões do estado. Destaca que um dos benefícios é facilitar o acesso dos vereadores. A iniciativa foi do vereador Alexandre Siqueira de Itapiranga e contemplou também legisladores de outros municípios da região. Wilpert cita a importância de economizar dinheiro público em período de criticas da população a classe política. Destaca ainda os problemas de corrupção e ética na política que exigem cada vez mais uma nova postura. Ele elogia os…
Leia Mais